Qual a diferença entre Suspect, Prospect e Cliente?

Já me perguntaram algumas vezes e resolvi criar este post.

Todos eles são etapas pertinentes ao ciclo de vida do negócio (empreendimento). A compreensão destas etapas são importantíssimas ao processo de venda, principamente quando o negócio envolve equipes comerciais, pois é preciso identificar no portifólio dos vendedores, em que etapa encontra-se cada oportunidade de negócio, para dar a cada uma o devido foco.

 

Suspect - Toda oportunidade de negócio começa como Suspect. É simplesmente uma oportunidade de negócio, com potencial para tornar-se um cliente no futuro. Pode ser uma indicação simples, um nome de empresa que você viu em uma revista ou letreiro.

Prospect - A partir do momento em que você verifica o Suspect e percebe que este possui as condições necessárias para se tornar um cliente de seu negócio, como capacidade financeira, sensibilidade as vantagens de seu produto ou serviço e capacidade de tomada de decisão, ele passa a ser qualificado como Prospect.

Cliente - O estágio desejado: a partir do momento em que o Prospect, comprar seu produto ou serviço.

Um grande abraço e muito sucesso!

About César

Empreendedor e desenvolvedor de soluções em negócio para web nas tecnologias Java EE e SE, Flex, Ruby, PHP, entre outras. Possui formação em Publicidade e propaganda, Administração financeira e desenvolvimento de software. Nas horas vagas Sushi-man, pianista amador e apreciador de cinema.